top of page
TRAÇA 2021/23

TRAÇA é um projecto de criação artística sobre a relação do corpo com o território e o ecossistema que tem desenvolvido vários objectos artísticos. Tem como ethos formal explorar a criação de diferentes objectos artísticos mediados pela caminhada enquanto prática experimental. Trabalha o percurso do ser humano numa relação simbiótica com o seu meio, através de 3 acções: respirar, caminhar e parar. Estas acções são desenvolvidas enquanto agentes coreopolíticos, agentes que operam através do movimento para uma consciência do corpo e do território.

As 3 acções que são a base deste projecto, são também 3 gestos primordiais da humanidade. Esta tríade pertence aos movimentos matriciais do ser humano, respirar o gesto que dá a vida e na sua ausência retira-a. Caminhar o gesto que nos faz avançar e procurar. Parar, o gesto fundamental que intercala todo e qualquer movimento. São também gestos que, ao serem explorados além da sua função de mecanismos involuntários, criam um espaço de profunda reflexâo e consciência do corpo, de nós e do mundo. Estes gestos são ainda primordiais a todos os seres que vivem seja em movimento, seja em quietude e acontecem na relação continua e simbiótica com o meio envolvente. Sabemos que independentemente da nossa idiossincrasia, pertencemos uns aos outros e vivemos uns dos outros. A vida opera por relação e afecto, por contágio e infecção e não apenas por reprodução.

DIRECÇÃO Sara Anjo
COLABORAÇÃO ARTÍSTICA Flora Détraz, Mickaella Dantas e Nádia Yracema
VÍDEO E DESIGN Joana Linda
SONOPLASTIA Artur Pispalhas e Duarte Ferreira (Pista Escondida)
REVISÃO DE TEXTO Ana Luísa Valdeira
TRADUÇÃO Miguel Cardoso

PRODUÇÃO EXECUTIVA Cláudia Teixeira

COMUNICAÇÃO Inês Lampreia

GESTÃO FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA Vítor Alves Brotas

PRODUÇÃO Agência 25

APOIO Dançando com a Diferença; Fundação Salinas do Samouco e Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (Ilha da Madeira)
RESIDÊNCIA Alkantara; Campus Paulo Cunha e Silva; O Espaço do Tempo; Estúdios Víctor Córdon; Neighbourhood Dance Works

CO-PRODUÇÃO Teatro Municipal Baltazar Dias

PROJECTO APOIADO pela República Portuguesa - Cultura | DGARTES – Direcção Geral das Artes

PROJECTO COFINANCIADO por COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

bottom of page