RAÍZES DA CURIOSIDADE
ROOTS OF CURIOSITY
© Manuel Moreira
Raízes da Curiosidade – Tempo de Ciência e Arte” é um projeto coproduzido pelo Centro Cultural de Belém e pela Fundação Champalimaud, que decorreu entre 2012 e 2015. Este projeto integra-se no Ciclo Transversalidades II da Fábrica das Artes, um ciclo dedicado à pesquisa da Transversalidade na Arte.
Do desafio a cinco duplas de jovens artistas e cientistas para criarem um objeto simbiótico que fosse simultaneamente artístico e científico, resultou não só uma notável experiência sobre processos criativos, como numa performance / conferência que foi apresentada numa das salas de espetáculos do CCB, uma instalação, um conjunto de oficinas interativas e uma conferência internacional que teve lugar no auditório da Fundação Champalimaud.
Foi ainda encomendado à realizadora Cláudia Varejão um filme documental que se publica em conjunto com o livro. Todo este projeto se construiu a si próprio como jogo e como processo de curiosidade e fê-lo naquele mesmo registo empolgante de experimentação que artistas e cientistas sabem ser necessário para que dele possamos esperar germinação, ou luz, ou o entusiasmo essencial de estar vivo e procurar o futuro.
Curadoria Madalena Wallenstein
Direcção Maria Gil, Ana Rita Fonseca, Patrícia Correia, Samuel Viana
Criação e Interpretação Tiago Barbosa e Gil Costa, Sara Anjo e Alex Gomez-Marín, Filipe Raposo e Ana Pereira, Teresa Gentil e Inês Vicente, Catarina Vasconcelos e Thiago Gouveia
Produção CCB - Fábrica das Artes 2014